CIRURGIA DE HÉRNIA UMBILICAL
em São Paulo

A cirurgia de hérnia umbilical, ou herniorrafia umbilical, é um tipo de procedimento cirúrgico que visa tratar as hérnias que surgem na região do umbigo, sendo a única forma de tratamento que corrige o problema definitivamente.

A cirurgia não é muito complexa, podendo ser realizada de diferentes formas, geralmente levando em torno de uma hora para ser totalmente concluída. O procedimento apresenta riscos de sangramento e infecção, porém, as chances são muito baixas.

É importantíssimo que a cirurgia seja feita, pois não existem remédios que curem a doença, e nem cintas que corrijam permanentemente o distúrbio.

AGENDE UMA CONSULTA

Técnicas Usadas na Cirurgia de Hérnia Umbilical

Existem dois tipos de técnicas utilizadas para o tratamento de hérnia umbilical, são: a cirurgia de hérnia umbilical aberta e a minimamente invasiva. Dentro dessas técnicas estão os seguintes procedimentos:

  • Herniorrafia umbilical aberta: procedimento cirúrgico mais tradicional, em que o cirurgião realiza a incisão diretamente na região abdominal anterior do paciente.
  • Herniorrafia umbilical por laparoscopia: uma das técnicas minimamente invasivas, em que o cirurgião realiza pequenas incisões por onde o laparoscópio entra, dando acesso ao interior do abdômen, reservada para hérnias de tamanho moderado.
  • Herniorrafia umbilical robótica: É o tratamento mais moderno, atualmente. Nele, o cirurgião controla o robô Da Vinci, que realiza toda a cirurgia sendo guiado pelo médico. Essa é outra técnica minimamente invasiva, indicada também para as hérnias de tamanho moderado e para grande hérnias que requerem o uso de telas.

Como é o Pós-operatório da Cirurgia de Hérnia Umbilical?

O período pós-operatório dentro do hospital, ou seja, o período de internação hospitalar, normalmente dura de 12 a 24 horas, mas isso vai depender das condições em que você estiver após a cirurgia. Se tudo der certo, você sai o quanto antes.

Em casa, você deve evitar ao máximo fazer força, levantar peso e forçar a região operada. O indicado é que você mantenha repouso, mesmo que parcial.

Deve-se tomar bastante cuidado com o local em que foi feita a cirurgia, deixando a região sempre limpa para que nenhuma infecção venha interferir na boa cicatrização da ferida. Esses cuidados, indicados pelo médico, devem durar alguns meses.

Na alimentação, não há necessidade de se adotar uma dieta muito restritiva. O adequado é que, no início, você procure ingerir alimentos mais saudáveis e leves, voltando aos poucos a se alimentar da mesma forma que antes.

Quanto aos sintomas que geralmente afetam os pacientes, é comum um certo desconfortos e inchaço na área operada. Então, é bem provável que você sinta um pouco de dor, mas um analgésico comum pode resolver esse problema.

Quando a Cirurgia de Hérnia Umbilical é Necessária?

Você precisa procurar um especialista em hérnia umbilical assim que notar o surgimento da doença em seu corpo, na forma de uma bola ou abaulamento na região . O tratamento do distúrbio precisa ser cirúrgico, visto que essa é a única forma de corrigir o problema definitivamente.

Isso acontece com todos os tipos de hérnia, e você só não deve operar caso tenha algum tipo de contraindicação ao procedimento cirúrgico, caso contrário, a realização da cirurgia é essencial.

Se a hérnia não é devidamente tratada, ela pode evoluir para problemas maiores, como o encarceramento e seu estado pode se agravar, precisando de uma cirurgia de urgência.

Muitos pacientes não precisam realizar a cirurgia de imediato, isso porque existem aquelas hérnias que apresentam menores riscos de complicações. Mas, se for o seu caso, é bem possível que você vai precisar realizar o procedimento cirúrgico em algum momento futuro.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS