Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

Por: Ivan Batista | 23 de Abril de 2021

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro após a cirurgia realizada em virtude da facada que abalou a sua disputa eleitoral em 2018.

Esse tipo de complicação geralmente se dá após uma cirurgia abdominal. Pois, uma sutura, por mais bem feita que seja, sempre deixa a pele mais frágil comparada ao seu tecido virgem. Nesse caso, podendo surgir o aparecimento de uma hérnia exatamente na região que foi submetida a cirurgia.

Saiba aqui como diagnosticar e tratar a hérnia incisional. Vamos te levar desde a identificação desse tipo de problema, até sua fase de tratamento e o que você precisa fazer para evitar.

O que é hérnia incisional?

A sutura, conhecida popularmente como pontos cirúrgicos, é um tipo de ligação que mantém a pele, músculos, vasos sanguíneos e outros tecidos do corpo unidos. Esse tipo de procedimento, por mais que seja feito com excelência, pode dar origem a uma hérnia incisional.

Esse é um problema bastante comum, cerca de 33% das pessoas submetidas a cirurgia abdominal sofrem com a hérnia incisional no pós-operatório.

A hérnia incisional acontece quando há uma fraqueza no tecido da cicatriz, que vai se alargando progressivamente. De modo que os órgãos no interior do abdômen (principalmente no intestino) passam pelo orifício onde houve a lesão e se projetam, causando uma protuberância visível, que é chamada de hérnia incisional.

As hérnias desse tipo são mais frequentemente resultados de uma incisão mediana no abdômen e têm por nome hérnias ventrais. Porém, nem todas as hérnias ventrais são causadas por incisões, algumas podem ser causadas por problemas congênitos. Entende-se por congênito o que é característico do indivíduo desde o seu nascimento, se manifestando espontaneamente.

Causas da hérnia incisional

As hérnias incisionais ocorrem comumente após cerca de três a seis meses da cirurgia, porém, isso não é regra, essas complicações também podem se dar a qualquer momento a partir da intervenção.

Sua principal causa se deve ao enfraquecimento do músculo devido a uma incisão cirúrgica. Também sendo causadas por inúmeros motivos que aumentam a pressão intra-abdominal na região onde sofreu cirurgia. Sendo eles:

·         Tosse crônica;

·         Constipação intestinal;

·         Obstrução urinária;

·         Ascite;

·         Gravidez;

·         Ganho de peso considerável;

Elas podem aparecer também em indivíduos que praticam atividade física de forma excessiva ou pouco tempo depois da cirurgia. Geralmente, surgem em pessoas que não respeitam o tempo de repouso após as cirurgias, interrompendo a sua recuperação total.

Mas de qualquer forma, todas as pessoas as quais passaram por qualquer cirurgia abdominal, correm um maior risco de desenvolver hérnias incisionais. Por isso, mantenha muita atenção durante o seu pós operatório e siga as indicações dadas pelo seu médico.

Sintomas da hérnia incisional

Identificar uma hérnia incisional é fácil, pois a proeminência do tecido é claramente visível. Todavia, existem alguns outros sintomas que também se fazem presentes nesse tipo de complicação. São eles:

·         Náusea;

·         Vômito;

·         Febre

·         Batimento cardíaco acelerado;

·         Dor no abdômen;

·         Dor ao redor da saliência;

O que também pode acontecer nesses casos é que o suprimento de sangue não chegue na região que ficou presa dentro da parede abdominal. Isso pode gerar uma espécie de estrangulamento da produção, sendo necessária urgência médica pela possibilidade de necrose.

Como diagnosticar hérnia incisional

Para diagnosticar a hérnia incisional o paciente passará pela avaliação do seu histórico clínico. E além disso, serão necessários exames físicos que mostrem a protuberância no abdômen no local da incisão ou próximo a ela. Dessa forma, o médico pode pedir para o paciente tossir, se levantar ou que faça qualquer movimento para tornar a hérnia mais evidente.

Feito isso, antes do diagnóstico, pode ser pedido exames de sangue para identificar bloqueios intestinais ou necrose. Alguns recursos de imagem podem ser solicitados para uma maior precisão na avaliação. São eles:

·         Ultrassonografia;

·         Ressonância magnética;

·         Tomografia computadorizada;

Tratamento para hérnia incisional

O tratamento para a hérnia incisional deve ser feito por um médico especializado. Serão levados em conta muitos fatores, como a saúde geral do paciente, a anatomia, extensão e a localização da hérnia. Todos esses fatores serão devidamente analisados para só então começar algum tipo de tratamento ou procedimento de remoção.

Esse tipo de hérnia pode ser tratado por meio de uma cirurgia “aberta”, que é a que se faz por meio da abertura da cavidade abdominal, ou por laparoscópica ou robótica, que funciona com instrumentos inseridos em pequenos orifícios.

A cirurgia feita por laparoscopia ou robótica  usa de pequenas incisões, cerca de 1-2 cm.

E esses dois tipos têm como objetivo retornar o tecido protuberante de volta ao seu lugar, contando em ambos os casos com o apoio de anestesia geral.

Nos reparos feitos por laparoscopia ou robótica, o paciente pode ser acordado e pode voltar a caminhar rapidamente logo após o término do procedimento. Porém, mesmo assim vão precisar de cerca de três semanas antes de realizar esforços físicos intensos.

Dependendo da complexidade da hérnia incisional o paciente pode ficar alguns dias no hospital, mas a grande maioria operada por vídeo ou robô tem alta no dia seguinte.

Quais são as complicações na cirurgia de hérnia incisional?

Algumas complicações podem ser enfrentadas em casos de cirurgia aberta, principalmente se a hérnia for extensa. Pode ocorrer infecção da incisão quando a hérnia é grande demais. Além disso, grandes incisões são comumente associadas a dores significativas no pós-operatório.

Nos casos de incisões por laparoscopia ou robótica, as complicações são minimizadas, no entanto, não são indicadas em absolutamente todos os casos. Nos casos indicados, o reparo laparoscópico ou robótico demonstra ser seguro e mais resistente do que o reparo aberto. Além disso, a operação é menos dolorosa e acelera a recuperação do paciente.

Aqui, você pode saber um pouco sobre a hérnia incisional, suas causas, tratamentos e sintomas. Lembre-se que é sempre necessário procurar ajuda médica e evitar a automedicação.

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS