CIRURGIA DE HEMORRÓIDAS
em São Paulo

O tratamento cirúrgico da doença hemorroidária é recomendado para as hemorróidas maiores, ou seja, aquelas que causam maior desconforto, como prolapso e sangramento.

Existem variadas opções de técnicas que são usadas para o tratamento da doença, e cada uma se adequa a cada situação, além de possuírem indicações e benefícios distintos.

AGENDE UMA CONSULTA

Técnicas Usadas na Cirurgia das Hemorróidas

A cirurgia pode ser realizada da forma clássica, mais tradicional, através da retirada completa dos mamilos hemorroidários prolapsados ou inflamados, com cicatrização por segunda intenção da região operada.

A técnica do grampeamento é realizada através do uso de uma aparelho que corta e sutura, simultaneamente, o tecido danificado do reto e faz com que os mamilos hemorroidários voltem para seu lugar. Esta técnica em geral é menos dolorosa e sem cicatrizes externas, facilitando o processo de recuperação do paciente, mas não é isenta de complicações e sua indicação também não se aplica a todos os casos e deve ser muito criteriosa.

Existem também outras técnicas mais recentes, como a Desarterialização Hemorroidária Transanal guiada por Doppler,, que é uma técnica que chegou ao Brasil há poucos anos, para o tratamento das hemorroidas e que também faz parte do arsenal cirúrgico. Nela, o especialista introduz um anuscópio (instrumento usado para visualização do reto), no ânus do paciente anestesiado, que possui um doppler na ponta, isto é, um ultrassom que identifica o fluxo de sangue que passa pelo reto e chega ao ânus pelas artérias.

Quando ocorre a identificação do fluxo, o instrumento permite a passagem de uma agulha que costura os vasos, fazendo o sangue dentro dela reduzir e o seu tamanho diminuir de forma importante, quase completamente.

Essa técnica também causa pouca dor, pois não é necessário fazer incisões no canal anal e o tempo de recuperação é relativamente curto, mas também tem suas indicações cirúrgicas precisas e não retira completamente os mamilos heorroidários.

Mas o mais importante é a escolha da técnica mais adequada a cada paciente e a cada caso, sendo a indicação extremamente individualizada após um correto diagnóstico e graduação das hemorróidas por um coloproctologista especializado e realizada sob adequada anestesia e em ambiente de centro cirúrgico, com assepsia e antissepsia.

Como é o pós-operatório da Cirurgia das Hemorróidas?

Isso vai depender muito do seu grau da doença hemorroidária quando do diagnóstico e também do método utilizado para a realização da sua cirurgia. Normalmente, se a indicação do seu tratamento for com técnicas mais tradicionais, como a hemorroidectomia, o tempo de recuperação é relativamente rápido, mas o tempo de cicatrização é mais longo. Em geral existe um aumento da sensibilidade local e dor às primeiras evacuações, que variam muito de acordo com o limiar de cada paciente, sendo hoje em dia bastante reduzida devido ao uso de potentes e modernos analgésicos e também a presença de prurido e secreções locais que vão diminuindo progressivamente até sua completa redução e cicatrização.

Quando a Cirurgia das Hemorróidas é necessária?

A Cirurgia das Hemorróidas é sempre necessária caso ela se trate de veias muito grandes e dilatadas ou que saltam para o lado de fora do ânus, caracterizando o prolapso e também quando existem peles para fora do ânus, que são os plicomas, além da principal indicação que é o sangramento, inicialmente discreto, mas que vai piorando em volume e frequência e chegando a causar anemia conforme o tempo de evolução da doença e do paciente. Não perca seu tempo e procure um especialista, e evite a automedicação sem consulta.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS