CIRURGIA DE HÉRNIA INGUINAL
em São Paulo

A cirurgia de hérnia inguinal, mais conhecida como herniorrafia inguinal, é a forma mais adequada de realizar o tratamento definitivo da doença, principalmente quando o paciente possui sintomas, como dor e abaulamento na região da virilha, unilateral ou bilateral.

A prioridade em optar por fazer a cirurgia, se dá ao fato de que não existirem medicamentos ou exercícios que façam a doença desaparecer e, apesar de parecer inicialmente interessante , alguns exercícios ou pressionar a hérnia usando uma faixa ou cinta é totalmente desaconselhável e pode postergar o tratamento e agravar o quadro clínico.

A hernioplastia não é uma cirurgia em geral muito complexa, podendo ser realizada de diferentes maneiras e a operação leva cerca de poucas horas para ser concluída.

AGENDE UMA CONSULTA

Técnicas usadas na Cirurgia de Hérnia Inguinal

A cirurgia pode ser realizada de formas distintas, entre elas:

  • A herniorrafia tradicional: Essa é uma técnica ainda utilizada no tratamento de hérnia, e o procedimento é realizado com grandes incisões no abdômen do paciente.
  • A herniorrafia por laparoscopia: Essa é uma técnica minimamente invasiva em que o cirurgião realiza pequenos cortes para a entrada da tela e realização da cirugia.
  • A herniorrafia robótica: Essa é a técnica mais moderna, também minimamente invasiva, em que o procedimento é realizado com o auxílio do robô Da Vinci.

Este é o tipo de cirurgia em que a cirurgia mini-invasiva e especialmente a robótica se diferencia muito da convencional, com todas as suas vantagens a curto e longo prazo.

Existem riscos de complicações presentes em todas as técnicas, como o sangramento e infecções, mas muito menos frequentes nas cirurgias minimamente invasivas, bem como a volta ou a recidiva da hérnia, que é muito rara nessas cirurgias mais modernas.

Como é o Pós-operatório da Cirurgia de Hérnia Inguinal?

No pós-operatório, o tempo de internação, assim como o de descanso em casa, é bem curto, além de não ser necessário que se faça repouso absoluto. A recomendação dos médicos é que você não force o abdômen de forma exagerada, ou seja, a área operada.

Mas, é claro, isso não impede que você realize suas atividades diárias, pois você pode se movimentar tranquilamente, desde que não esteja sentindo dores ou outros sintomas.

Porém, é extremamente necessário que os cuidados recomendados pelos médicos sejam devidamente tomados após a realização da cirurgia, para que se tenha uma rápida e completa recuperação.

Você pode sentir algumas dores por alguns dias, mas isso é o que normalmente acontece em qualquer cirurgia. Os cortes realizados na herniorrafia aberta, por exemplo, geralmente causam desconforto após a cirurgia, além de apresentar outros sintomas como o inchaço.

Quando a Cirurgia de Hérnia Inguinal é necessária?

Você precisa procurar o tratamento de hérnia inguinal assim que perceber que possui a doença, ou seja, quando percebe um abaulamento ou dor na região da virilha. O único tratamento que pode corrigir de forma adequada e definitiva uma hérnia é a cirurgia.

Nem todos os pacientes que possuem hérnia inguinal precisam, logo de início, fazer a operação, apesar de ser a forma de tratamento mais eficaz. Acontece que, aquelas hérnias muito pequenas e que não causam desconforto maior podem ser acompanhadas de perto por um determinado tempo, sem que seja necessária a realização imediata da cirurgia, mas sempre sujeitas a complicações, como o encarceramento em caso de esforços.

Porém, quando não tratada no tempo adequado, o estado da hérnia pode se agravar, pois ela vai aumentando de tamanho e pode causar ainda mais desconforto e problemas ao paciente, como quando ocorre o estrangulamento por exemplo, no qual é necessário que a cirurgia seja realizada em caráter de emergência.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS