Hérnia de Hiato: O que é e como diagnosticar e tratar?

Por: Ivan Batista | 23 de Abril de 2021

Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade. Esse tipo de complicação pode acontecer em qualquer parte do corpo, inclusive umbigo, abdômen, coluna, coxa e virilha, por exemplo.

Algumas são muito evidentes e identificáveis por meio de uma elevação do tecido, como um relevo por baixo da pele. Já outras aparentam mais um inchaço, sendo fáceis de identificar das duas maneiras.

Um dos tipos de hérnia é a de hiato, condição em que parte do estômago invade a cavidade torácica e passa então a empurrar o músculo do diafragma. 

Ao longo deste artigo vamos te explicar o que é, como diagnosticar e tratar esse problema. Acompanhe!

O que é hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é uma pequena saliência que se forma quando uma porção do estômago passa e se instalar em uma região chamada hiato esofágico. Essa região é um orifício presente no músculo do diafragma responsável por separar o tórax do abdômen. 

Nesta condição, parte do estômago acaba por subir pelo hiato e fica localizada no tórax, de modo que gera sintomas semelhantes aos do refluxo, como sensação de queimação no estômago, arrotos ou refluxo dos ácidos do estômago que podem provocar tosse e enjoo.

Tipos de hérnia de hiato

Sabemos que a hérnia de hiato se dá por um extravasamento da estrutura do ponto de junção entre o esôfago e o estômago. Mas ela pode ocorrer de duas formas diferentes, chamadas de "hérnia de hiato por deslizamento” e "hérnia de hiato paraesofágica”, vamos explicar cada uma delas agora.

Hérnia de hiato por deslizamento

Neste caso, a área onde acontece a junção do esôfago e do estômago que deveria ficar por baixo do diafragma, acaba se projetando para cima dele.

Portanto, uma pequena parte do estômago passa pelo hiato e fica sobre o diafragma. Este é o tipo de hérnia de hiato mais comum.

Hérnia de hiato paraesofágica

Já na hérnia de hiato paraesofágica, também conhecida por hérnia de rolamento, a protuberância que fica na junção entre o esôfago e o estômago continua por baixo do diafragma. Porém, uma parte do estômago extravasa pelo hiato, se posicionando em cima do músculo, logo ao lado do esôfago.

Causas da hérnia de hiato

O hiato é apenas um orifício no qual deveria passar o esôfago, portanto, a hérnia de hiato seria um afrouxamento dessa musculatura. Também existe a possibilidade de um alargamento do canal.

Ainda não se sabe exatamente como esses problemas estruturais podem ser causados. Porém, eles podem estar relacionados com a idade, atingindo pessoas acima dos 50 anos e também podem ocorrer em pessoas que sofrem com obesidade e tabagismo.

Sintomas da hérnia de hiato

A maioria dos pacientes não desenvolve sintomas no caso da hérnia por deslizamento. Isso porque a hérnia costuma ter pequenas dimensões e não é perceptível a olho nu. Por isso, quando ocorre alguma manifestação, os sintomas são mais leves, como indigestão ou refluxo gastroesofágico, geralmente percebidos após comer.

Já no caso da hérnia paraesofágica, ela não causa sintoma algum, mas oferece um grande risco de estrangulamento da parte do estômago que foi parar no hiato, podendo impedir a circulação do sangue, ficando presa ou comprimida pelo diafragma. Esse caso requer muita atenção.

Mesmo a hérnia de hiato não manifestando sintomas na maioria das pessoas, algumas sentem anormalidades cerca de 20 a 30 minutos após as refeições. Mas esses sintomas costumam desaparecer logo depois. Veja alguns exemplos de sintomas: 

·         Azia e queimação na garganta;

·         Dificuldade para engolir;

·         Tosse seca e irritativa;

·         Sabor amargo frequente;

·         Mau hálito;

·         Arrotos frequentes;

·         Sensação de digestão lenta;

·         Vontade de vomitar frequente;

·         inchaço;

·         eructação;

·         dor no peito;

Portanto, fique atento a cada alteração no seu corpo, esses sintomas também podem ser indicativos de refluxo. É comum que o refluxo gastroesofágico seja diagnosticado antes da hérnia de hiato.

Como diagnosticar hérnia de hiato

Devido ao fato de os sintomas da hérnia de hiato serem confusos e variáveis para cada caso, evite diagnosticar esse tipo de complicação sem a ajuda de um médico especializado. Vá frequentemente ao hospital e não deixe de realizar exames de rotina.

Só assim você mantém sua saúde preservada diagnosticando qualquer problema o quanto antes. Dessa forma, você se previne para os casos mais graves da hérnia de hiato e não precisa sofrer achando que qualquer sintoma possa representar esse tipo de problema.

Tratamento clínico para hérnia de hiato

O tratamento inicial  para hérnia de hiato é a perda de peso e o hábito de ter uma rotina saudável  de exercícios.  Sendo necessário também ter uma dieta balanceada que evite consumo de alimentos gordurosos, muito condimentados e também evitar o excesso nas bebidas alcoólicas e as gaseificadas de forma geral.

Isso deve ser feito porque esses tipos de alimentos e bebidas são mais difíceis de serem digeridos e podem piorar os sintomas da doença. O hábito de consumir alimentos saudáveis não é só importante para evitar o agravamento da hérnia de hiato, mas também se faz necessário para nossa saúde como um todo.

Por isso, faça refeições leves e coma a cada 3 horas para tratar incômodos, também não é aconselhável deitar-se logo após comer ou beber líquidos durante uma refeição.

De forma geral, implemente uma rotina saudável com exercícios e uma boa alimentação, assim você evita complicações futuras e sente bons resultados no seu tratamento.

Além disso, são utilizados também medicamentos com o objetivo de diminuir a acidez do estômago e também de fechar o esfíncter do esôfago para evitar o refluxo gastroesofágico.

Tratamento cirúrgico para hérnia de hiato

O tratamento cirúrgico está indicado naqueles pacientes que não respondem ao tratamento

 clínico ou que evoluem para as formas graves da doença de  refluxo entre o estômago e o esôfago, como as esofagites graves (“Esôfago de Barret”) muito sintomáticas e com repercussões inclusive respiratórias. o acesso videolaparoscópico revolucionou o tratamento cirúrgico da hernia de hiato que era muito agressivo, mas hoje o acesso robótico aprimorou essa técnica, sendo o “padrão-ouro” de tratamento devido à sua precisão, consistindo basicamente no fechamento da abertura do musculo diafragma e na confecção de uma bolsa feita com o fundo do estômago e que envolve e protege o esôfago neste local,

impedindo o refluxo de uma forma bastante satisfatória e com riscos muito baixos.

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS