FISSURA ANAL: CIRURGIA
em São Paulo

A Cirurgia de Fissura Anal, a Fissurectomia, consiste na retirada do tecido anal danificado. Ela pode ser realizada com ou sem a esfincterotomia, que é uma técnica em que é feito um pequeno corte no esfíncter anal interno, que é um dos músculos do canal anal.

Na cirurgia, além de ser removida a fissura, o tecido fibrótico que fica ao seu redor também deve ser retirado, além do plicoma e da papila , para que a cicatrização da ferida seja bem sucedida. Assim a ferida cirúrgica poderá cicatrizar em apenas poucos dias e o paciente poderá voltar então a realizar novamente todas as suas atividades normais do seu cotidiano.

AGENDE UMA CONSULTA

Como a Cirurgia de Fissura Anal é Realizada?

As opções de tratamento da Fissura Anal envolvem tanto a Fissurectomia quanto à esfincterotomia que é cada vez menos utilizada seja de forma isolada ou associada.

A cirurgia acontece em uma centro cirúrgico devidamente equipado, onde o procedimento é realizado em um curto período de tempo, geralmente com menos de um hora de duração.

A orientação pré-operatória envolve um jejum de 6 - 8 horas e na maioria das vezes, não requer uma lavagem no canal anal, apenas a evacuação normal horas antes. O paciente é sedado e ocorre a aplicação de anestesia, sendo geralmente a raquidiana ou peridural.

Como é o pós-operatório da Cirurgia de Fissura Anal?

Certamente você poderá ir embora no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte à cirurgia, dependendo do hórario da operação, apenas para esperar passar os efeitos anetésicos.

Recomenda-se também o uso de um pequeno curativo ou absorvente na entrada do ânus no intervalo das evacuações, por alguns dias, devido às secreções e apesar de o tratamento reduzir bastante a dor já no pós-operatório imediato, sempre associam-se analgésicos neste período, recomendados pelo médico.

A alimentação deve ser precoce e poderá ser feita assim que você desejar, bem como a deambulação que deve se iniciar tão logo passem os efeitos da anestesia utilizada.

Talvez você ainda sinta algum desconforto e dor na hora de se limpar e deve evitar o papel higiênico, então a limpeza da região com água e sabonete neutro específico é indicada.

A cicatrização da cirurgia pode levar de duas a quatro semanas e o esperado é que ela não reapareça. Mas, fique tranquilo, são poucos os casos em que essas fissuras retornam quando o paciente segue os cuidados de higiene e de alimentação.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS