EXAME DE RETOSSIGMOIDOSCOPIA
em São Paulo

O exame de retossigmoidoscopia é utilizado para a descoberta de doenças e para a visualização de alterações de todos os tipos na parte final do intestino grosso.

Para a realização do exame, não é necessário que o paciente venha a ser internado, nem antes e nem depois do procedimento, já que ele pode ser realizado a nível ambulatorial.

A retossigmoidoscopia pode detectar lesões e tumores e identificar a origem de sangramentos e infecções através de uma câmera que permite que o médico consiga percorrer e visibilizar o interior da porção final do intestino e da ampola retal.

AGENDE UMA CONSULTA

Como é feito o Exame de Retossigmoidoscopia?

Neste tipo de exame, o médico introduz um aparelho através do ânus do paciente, chamado de retossigmoidoscópio. Esse instrumento pode tanto ser rígido, raramente utilizado atualmente, quanto flexível, que é um aparelho menos calibroso e maleável.

Esse instrumento possui uma pequena câmera na ponta, além de uma fonte de luz que serve para guiar o médico pelo trajeto no intestino e fornecer melhores imagens a ele.

O exame pode ou não precisar de sedação, pois apesar de ser um pouco desconfortável o exame em si não chega a ser doloroso, sendo bem tolerável quando o paciente é bem orientado a respeito do procedimento.

O paciente precisa ficar deitado de lado em uma maca, preferencialmente sobre o seu lado esquerdo e com as pernas um pouco dobradas. Esse exame pode ser feito tanto em um ambulatório quanto em uma unidade hospitalar.

Tudo isso vai durar pouco mais de dez minutos, e o paciente não precisa ser internado.

Para que serve o Exame de Retossigmoidoscopia?

A retossigmoidoscopia é o exame usado fazer a avaliação da mucosa da parte final do cólon, chamada de sigmóide e de todo o reto. Assim, o médico consegue identificar lesões ou quaisquer situações anormais nessa área. Apresenta um excelente relação custo x benefício, pois o seu preparo é bem simples, necessitando apenas da aplicação de um pequeno enema e sua execução é rápida e não precisa necessariamente de sedação, além de um alcance adequado, em torno de 25 cm, que permite visibilizar a região de maior incidência de doenças inflamatórias e neoplásicas de todo o intestino.

Durante o exame é possível observar alterações por meio da gravação de uma câmera, além de realizar biópsias.

O exame de retossigmoidoscopia pode ser usado para:

  • diagnosticar e localizar um câncer colorretal
  • diagnosticar a presença de divertículos cólicos
  • diagnosticar a causa e localização de sangramentos
  • diagnosticar e biopsiar doenças inflamatórias intestinais
  • diagnosticar e retirar pólipos colorretais

Quais complicações podem ocorrer durante ou após o exame?

Durante um exame de retossigmoidoscopia, ou após a sua realização, é muito raro que ocorram complicações, por ser um método muito seguro e não requerer procedimentos anestésicos ou cirúrgicos complexos associados.

Mas, a segurança do exame só é garantida quando este é realizado em um ambiente adequao e por uma equipe bem preparada com especialistas e auxiliares experientes.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS