EXAME DE ANUSCOPIA
em São Paulo

A anuscopia é um exame de endoscopia em que as regiões do ânus, canal anal e a porção distal do reto são analisadas no intuito de verificar a situação dessa área, diagnosticando doenças e alterações anais.

No geral, o exame é bem simples, e deve ser realizado por um especialista em coloproctologia. O tempo que o procedimento leva para ser feito é bem curto, levando um pouco mais de dez minutos na maioria das vezes.

AGENDE UMA CONSULTA

Como é feito o Exame Anuscopia?

Antes do exame, normalmente o paciente não precisa fazer nenhum tipo específico de preparo. A única recomendação feita pelos médicos é que se esvazie a bexiga e que seja feita a evacuação antes da realização do procedimento, pois isso torna o exame bem mais confortável.

Depois disso, na hora de realizar o exame, o paciente deve ficar na posição genupeitoral, o que permite uma melhor exposição da região a ser examinada, além de impedir o retorno de secreções, trazendo assim maior conforto e segurança ao paciente.

Logo após o adequado posicionamento, o médico examina o ânus pelo toque retal e verifica se há algum caroço ou massa estranha no reto do paciente. Um gel lubrificante à base de água é espalhado pelo anuscópio (aparelho utilizado na anuscopia, e que possui uma pequena câmera e um foco de luz) e depois é introduzido no ânus do paciente.

Depois disso o médico analisa se é necessário ou não fazer a retirada de um pedaço do tecido retal para fazer uma biópsia.

O exame em geral não causa dor e não requer que o paciente fique internado ou em repouso por muito tempo. Assim, a pessoa logo pode voltar a fazer suas atividades diárias.

Para que serve o Exame Anuscopia?

A anuscopia serve para fazer o diagnóstico de doenças anais, que geralmente apresentam sintomas como dor e sangramento na evacuação, como as fissuras e as hemorróidas.

Ele ainda pode identificar problemas de saúde como doenças anais sexualmente transmissíveis, como condiloma anal, que são lesões causadas pelo HPV e herpes genital.

Mas, entre as doenças mais comumente diagnosticadas por meio da anuscopia, estão:

  • hemorróidas
  • fissura anal
  • câncer anal
  • fístula perianal
  • varizes retais.

Quais complicações podem ocorrer durante ou após o exame?

Raramente ocorrerão complicações nesse tipo de exame. Mas o paciente pode sentir algum desconforto ou dores discretas durante a realização da anuscopia, conforme sua doença.

Quando devo fazer o exame?

Você deve fazer o exame quando apresentar alguns sintomas na região do ânus, como o surgimento de secreções, coceiras, prolapso, ardência, sangramentos, dor anal, alterações de pele ou distúrbios durante a evecuação.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS