CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA
em São Paulo

O intuito da cirurgia de pedra na vesícula (colecistectomia) é retirar todo o órgão do corpo do paciente, e não somente as pedras (cálculos) como muitos pensam.

O procedimento cirúrgico normalmente é feito através de técnicas minimamente invasivas e não geram grandes cicatrizes após a recuperação total, sendo um ótimo ponto em relação a estética.

AGENDE UMA CONSULTA

Sobre a Cirurgia de Pedra na Vesícula

Normalmente são realizadas pequenas incisões no paciente, que variam de 5 a 10 milímetros, por onde entram os aparelhos necessários para a realização da cirurgia. A cirurgia dura em torno de uma hora , dependendo da técnica utilizada e da complexidade da doença.

Atualmente, existem duas principais formas de realizar a cirurgia, são elas:

  • Cirurgia por videolaparoscopia: técnica minimamente invasiva, em que o cirurgião utiliza uma câmera para visualizar o interior do abdômen e faz pequenas incisões através das quais coloca os trocateres e as pinças de trabalho.
  • Cirurgia robótica: técnica também minimamente invasiva mas na qual o cirurgião faz incisões ainda menores que as da videolaparoscopia e as pinças são movimentadas pelos braços do robô, mas controlados pelo cirurgião.

A Cirurgia Robótica de Pedra na Vesícula

Na cirurgia robótica de pedra na vesícula, o cirurgião transmite os seus movimentos para o robô que realiza de forma mais precisa e segura todo o procedimento. Essa técnica gera várias outras vantagens, como a melhor visualização e conforto para o paciente e cirurgião.

Entre as vantagens proporcionadas pelas robótica na cirurgia de pedra na vesícula, tanto para o cirurgião quanto para o paciente, se incluem:

  • maior precisão
  • maior segurança
  • menos dor na recuperação
  • menos complicações
  • melhor evolução no pós-operatório
  • melhor resultado estético
  • mais conforto e menos cansaço para o cirurgião

Como é o Pós-operatório da Cirurgia de Pedra na Vesícula?

Para que se tenha uma rápida e completa recuperação, é essencial que os cuidados indicados pelo médico sejam devidamente tomados nos dias seguintes à cirurgia.

É recomendado que você adote uma alimentação saudável e balanceada, pois depois de ter retirado a sua vesícula o seu corpo terá de se acostumar a funcionar sem ela.

A internação hospitalar não dura muito e, dependendo da situação, você poderá sair até no mesmo dia. O médico provavelmente irá indicar que você fique de repouso parcial, evitando a realização de trabalhos pesados.

Os dias após a cirurgia podem ser um pouco dolorosos e talvez você precise tomar alguns analgésicos para aliviar as dores.

Quando a Cirurgia de Pedra na Vesícula é necessária?

A cirurgia é necessária em qualquer caso de pedra na vesícula com ou sem sintomas, devido ao risco de complicações como a colecistite que é a inflamação da vesícula e a pancreatite causada quando algum cálculo sai da vesícula e obstrui o canal do pâncreas.

Esse tratamento também é indicado quando há risco de surgimento de um câncer da vesícula biliar, que pode acontecer quando há presença de pólipos no órgão.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS