CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE INTESTINAL
em São Paulo

A cirurgia da endometriose normalmente é realizada por meio da videolaparoscopia ou da robótica, que são as duas atuais técnicas cirúrgicas minimamente invasivas de excelência.

Com essas técnicas são retirados todos os focos da doença, através de pequenas incisões realizadas no abdômen da paciente, por onde passam os trocateres para dar acesso ao interior da cavidade pélvica e possibilitar a cirurgia nas regiões comprometidas.

AGENDE UMA CONSULTA

Sobre a Cirurgia de Endometriose Intestinal

O procedimento é feito com todo o cuidado possível com os órgãos reprodutores da mulher, no intuito de retirar todos os focos da endometriose sem causar lesões aos mesmos.. Mas, em alguns casos, é necessário fazer até a retirada do útero (adenomiose) e / ou dos ovários, dependendo da extensão e da evolução da doença e também da idade da paciente.

Existem dois tipos de cirurgias que são realizadas de acordo com os objetivos e as características da paciente, são elas: a cirurgia conservadora e a cirurgia definitiva.

Como o próprio nome diz, a cirurgia conservadora tem o intuito de conservar os órgãos reprodutores femininos, garantindo uma vida fértil saudável à paciente. Normalmente, as opções por esse tipo de abordagem envolvem as mais jovens e que pretendem ter filhos.

A cirurgia definitiva é indicada na falha do tratamento clínico e da cirurgia conservadora e nesses casos é bem provável que algum outro órgão reprodutor como o útero, as trompas ou os ovários, além do apêndice e do intestino, ureteres ou bexiga ou até a parede pélvica tenham sido atingidos e devam ser parcialmente ou totalmente abordados e ressecados.

Alguns centros ainda utilizam apenas a técnica cirúrgica de ablação, em que os focos de endometriose são cauterizados, ao invés de removidos, o que pode ser um problema nas lesões muito profundas, pois a cauterização não consegue resolver e permite recidivas..

A Cirurgia Robótica de Endometriose Profunda

A Cirurgia Robótica é o método mais moderno de realizar o tratamento da endometriose profunda e intestinal, assim como várias outras doenças pélvicas, como cistos ou miomas.

Controlado sempre por um cirurgião habilitado e certificado, a máquina Da Vinci após adentrar ao abdômen da paciente utiliza as pequenas pinças articuladas para retirar todas as lesões de endometriose com imagens 3D muito precisas do interior daquela região.

O Da Vinci ainda garante que os movimentos realizados no procedimento cirúrgico sejam mais precisos e delicados, sem tremores, realizando até as suturas mais complexas de uma forma muito mais segura à paciente.

Entre os benefícios gerados na realização da cirurgia de endometriose profunda por robótica, se incluem:

  • menores cicatrizes deixadas pelas incisões
  • melhor visão do interior do abdômen da paciente
  • mais segurança
  • maior precisão nos movimentos realizados pelo cirurgião
  • melhor ergonomia para o cirurgião
  • menor tempo de recuperação pós-operatória.

Como é o Pós-operatório da Cirurgia de Endometriose Profunda?

O período de internação hospitalar contrasta com a complexidade da cirurgia quando é realizado pelas técnicas miniinvasivas sendo relativamente bem reduzido e chegando na maioria dos casos a apenas um ou dois dias. Esse tempo é o mínimo necessário para a recuperação anestésica e início da alimentação e também da precoce deambulação.

Você só irá precisar ficar mais tempo caso seja realizada uma histerectomia, que consiste na retirada do útero ou no caso de uma ressecção intestinal, que são mais complexas e exige um período maior observação e de recuperação em ambiente hospitalar.

Durante a recuperação em casa é necessário que alguns cuidados sejam tomados, mas nenhuma deles é muito restritivo, são eles:

  • adotar uma dieta leve e equilibrada
  • beber bastante líquido
  • evitar forçar área operada
  • evitar fazer trabalhos pesados
  • evitar relações sexuias
  • repouso parcial.

Quando a Cirurgia de Endometriose Profunda é Necessária?

A cirurgia é necessária caso você apresente sintomas muito graves e que interfiram em seu cotidiano, impactando em sua qualidade de vida. Além disso, se você já faz o tratamento da doença com medicamentos e isso não foi suficiente para a melhora, a cirurgia é indicada.

Em geral, o procedimento cirúrgico é recomendado principalmente para aquelas mulheres que estão inférteis devido à doença e que pretendem engravidar e também e naquelas que buscam o alívio dos sintomas causados pela endometriose como a dor pélvica importante na menstruação e nas relações, causando um grande impacto em sua qualidade de vida.

Conheça o Doutor Ivan Batista

Renomado cirurgião, com mais de 25 anos de carreira profissional, desenvolvida em consultório próprio e em clínicas de saúde suplementar.

Dr. Ivan Batista é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), realizou a sua Pós-Graduação com Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ARTIGOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

ARTIGOS MÉDICOS

Médico proctologista em São Paulo: doutor Ivan Batista é referência

Confiar a saúde, especialmente em momentos de fragilidade, é uma tarefa para profissionais...

SAIBA MAIS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

ARTIGOS MÉDICOS

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento de hérnias da parede abdominal

O tratamento de hérnias é cirúrgico, pois se trata de um rompimento no abdômen que precisa...

SAIBA MAIS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

ARTIGOS MÉDICOS

Hérnia Incisional: o que é e como diagnosticar e tratar?

A hérnia incisional foi um dos problemas enfrentados pelo atual presidente Jair M. Bolsonaro...

SAIBA MAIS